A conferência Wikimania vai realizar-se de 18 a 22 de Julho em Cape Town (África do Sul). É a primeira vez que este evento anual, organizado pela Wikimedia Foundation, ocorre num país da África subsaariana.
Esta opção prende-se com o tema da conferência deste ano – “Bridging knowledge gaps: the Ubuntu way forward” (“Colmatando as lacunas do conhecimento: o caminho do Ubuntu”) – e reflecte a consciência da Wikimedia Foundation de que a informação e as formas de conhecimento de e sobre África estão ainda sub-representadas na maior parte das suas plataformas (nomeadamente na Wikipedia).
Geolocalização da informação acrescentada entre 2014 e 2017 na plataforma Wikidata (Denis Schroeder/Wikimedia Alemanha)
São esperados 700 participantes vindos de todo o mundo e entre os oradores principais destacam-se Sean Jacobs, que irá abordar as principais tendências da “cultura digital” contemporânea, Martin Dittus, um “geógrafo da internet”, que irá abordar a problemática da participação e da representação na internet e Joy Buolamwini, uma especialista na área da Inteligência Artificial – fundadora da Algorithmic Justice League – que irá discutir os modos como se pode combater os “preconceitos” imbuídos nas formas de “aprendizagem das máquinas” (“machine learning”).
Durante a conferência será ainda inaugurada a exposição “What is knowledge?”, promovida pela organização Whose Knowledge?
Esta organização tem como seu objectivo principal promover, através da sua plataforma na internet, a disseminação de formas de conhecimento ligadas a comunidades marginalizadas.