O Centro Cultural Cabo Verde em Portugal foi inaugurado, em Lisboa, no passado dia 6 de Julho. É o primeiro Centro Cultural de um país africano de língua oficial portuguesa a abrir em território europeu.
De acordo com os planos do Ministério da Cultura de Cabo Verde, outros centros culturais irão ser abertos nos países onde há uma forte presença da comunidade cabo-verdiana, entre os quais os Estados Unidos da América, França, Holanda e Luxemburgo.
Na cerimónia de inauguração – que contou com a presença de Ulisses Correia e Silva, Primeiro Ministro de Cabo Verde – foi inaugurada a exposição “Estórias de Dentro de Casa” com obras de Manuel Figueira, Tchalê Figueira, Kiki Lima, Mito Elias, Bento Oliveira, Alex da Silva, António Firmino, David Levy Lima, Miguel Levy Lima, Luís Levy Lima, Oleandro Garcia e Kuny Mendes.
O Centro Cultural pretende desenvolver, a partir de Setembro, uma programação intensa de exposições, concertos, lançamentos de livros, eventos gastronómicos etc. O edíficio onde o Centro está alojado é o da antiga sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) tendo sido objecto de obras de reaqualificação a cargo do arquitecto cabo-verdiano Ricardo Barbosa Vicente.