Escrito e realizado por Nthato Mokgata e Carla Fonseca, “Burkinabe” teve a sua primeira apresentação pública na edição deste ano do festival FESPACO em Ouagadougou (Burkina Faso).
Produzido pela Teka Films, com o apoio do Goethe-Institut Ouagadougou, o filme conta a história de Mariam que regressa ao Burkina Faso depois de ter saído, enquanto criança, ao ser adoptada e enviada para a África do Sul, onde sempre se sentiu deslocada. É agora uma jovem adulta, doente, e regressa à sua terra natal para passar os seus últimos dias na terra dos seus antepassados.
Mariam desconhece a língua, a cultura ou as normas. Procura reconectar-se com a sua família e com as suas raízes. Enquanto tenta descobrir como chegar à sua aldeia natal, encontra e faz amizade com um carismático estafeta de bicicleta/motorista de táxi, Moussa, que se oferece para levá-la para o sul alegando bom conhecimento do país e do lugar exacto da sua aldeia.
Moussa vive uma vida agitada na cidade. Leva uma vida solitária com muitas dificuldades financeiras e afastado da sua família que habita numa aldeia remota.
Moussa aparenta ter tudo sob controle, escondendo as suas dificuldades com o seu charme, carisma e estilo. À medida que as suas dívidas aumentam, Moussa torna-se cada vez mais paranóico em Ouagadougou. Precisa sair. Moussa e Mariam embarcam então numa viagem, viagem essa que é sobretudo um percurso de autoconhecimento.
O filme irá ser projectado durante o Ciclo de Cinema do MFF 2019, no dia 17 de Outubro, pelas 19h, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.
Para mais informações sobre o Ciclo de Cinema ver aqui.