``BONECA DE PANO``: a fotografia de Adiodato Gomes no MFF 2017
Acessível, a partir de 15 de Novembro, no website do MFF, “My Maputo” antecipa uma exposição em preparação (que irá ocorrer durante o próximo ano) e inclui as contribuições de vários fotógrafos nacionais e internacionais.
Inspirada na música da cantora portuguesa Maria João, usada na performance da bailarina moçambicana Judith Novela, “Boneca de Pano” evidencia a dimensão intimista do olhar de Adiodato Gomes e a forma como, nos seus mais recentes projectos, tem procurado retratar aqueles que ousam, na sua vivência urbana, assumir a “diferença” e afirmar a sua identidade individual face a preconceitos e estereótipos conservadores e conformistas.
Nascido a 7 de Agosto de 1972, em Maputo, Adiodato Gomes iniciou, em 1995, a sua carreira como produtor de eventos culturais e foi nesse contexto que surgiu a paixão pela fotografia.
Depois de ter participado em 2007 num curso organizado pelo Centro de Documentação e Formação Fotográfica – orientado por Ricardo Rangel e Basílio Muhati – integrou, em 2011, a exposição coletiva “GREVE 2010” organizada pela Associação Moçambicana de Fotografia (AMF) e onde participaram também fotógrafos como: Joel Chiziane, Naita Ussene, Funcho, Tomas Cumbana (entre outros).
Em Julho de 2016 realizou a sua 1ª exposição de individual – ‘’LUVANO’’ – na Fundaçao Fernando Leite Couto, com a curadoria do fotógrafo moçambicano Filipe Branquinho.
Prepara actualmente a sua 2ª exposição individual intitulada “Psychedelic/Beyond Hairstyle Norms”.