O novo projecto da cantora islandesa Bjork, intitulado Kórsafn, que foi desenvolvido em parceria com a Microsoft, utiliza um programa de Inteligência Artificial que permite que a música se altere de acordo com as mudanças nas condições atmosféricas.
O projecto está neste momento a ser testado em Nova Iorque. Uma camâra, equipada com o sistema desenvolvido pela Microsoft, foi colocada no telhado do hotel Sister City e à medida que vai registando as mudanças ocorridas (na pressão atmosférica, na posição do sol, etc.), os arranjos e tonalidades da música (que pode ser ouvida no hall de entrada do hotel) vai também mudando.
Em Kórsafn, que significa “arquivo coral”, Bjork recorreu a material que produziu ao longo dos últimos 17 anos para compôr uma estrutura musical nova. A parceria com a Microsoft faz parte de um projecto que a empresa pretende desenvolver em colaboração com diversos artistas e actores do mundo cultural tendo como base a tecnologia da Inteligência Artificial.
Kórsafn dá também continuidade a projectos anteriores de Bjork que têm sido marcados por uma forte componente experimental os quais são visíveis na exposição “Bjork Digital” que tem itinerado internacionalmente e está agora em exibição no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, no Brasil.