Bill Gates considera que os efeitos da mudança climática serão muito piores que a pandemia do Covid-19 se até 2050 a humanidade não conseguir reduzir por completo as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa. No seu mais recente livro, acabado de lançar a nível mundia (Como evitar um desastre climático – As soluções que temos e as inovações necessárias, ed. Ideias de Ler, 2021) Bill Gates traça um plano prático, abrangente e acessível, mostrando-nos de que maneira o mundo pode eliminar as emissões de gases com efeito de estufa, a fim e a tempo de evitarmos um desastre climático.
Bill Gates passou a última década a estudar as causas e os efeitos das alterações climáticas. Com a ajuda de peritos no domínio da física, química, biologia, engenharia, ciência política e finança, procurou saber o que tem de ser feito para que o planeta não caminhe em direção a uma catástrofe anunciada. Neste livro, além de explicar porque temos de alcançar a neutralidade carbónica, Bill Gates apresenta-nos os passos concretos fundamentais para o êxito desse objectivo.
Oferecendo-nos uma visão esclarecedora dos desafios que nos esperam e apoiado no seu vasto conhecimento em matéria de inovação e do que envolve lançar novas ideias no mercado, Bill Gates indica-nos as áreas em que a tecnologia está a ajudar-nos a reduzir emissões, onde e como podemos tornar a tecnologia atual mais eficiente, onde são necessárias novas soluções, e quem se encontra já a desenvolvê-las.
Por fim, Gates dá-nos conta do seu plano, um guia prático e concreto para alcançarmos a neutralidade carbónica, sugerindo não só as políticas que os governos devem adoptar, mas o que nós, indivíduos, podemos fazer para nos mantermos todos, incluindo os nossos líderes, responsáveis pelo êxito desta missão crucial.
Nas últimas semanas, que precederam o lançamento do livro, Bill Gates desmultiplicou-se em entrevistas nas quais reflecte tanto sobre a actual pandemia como as que poderão vir a ocorrer por efeito da mudança climática. Entre elas, destacamos a que deu à edição brasileira do jornal El País.