BBC lança projecto para equipar operadores de imagem exclusivamente com smartphones
Até agora, os smartphones, e outros dispositivos móveis, têm sido sobretudo utilizados por organizações noticiosas “alternativas” ou, no caso dos media tradicionais, como suporte adicional ou complementar ao trabalho de reportagem.
No entanto, a estação de televisão da BBC está a testar a possibilidade dos operadores de imagem das suas equipas de reportagem passarem a usar exclusivamente smartphones em vez das tradicionais camâras.
O projecto-piloto arrancou há apenas dois meses e meio mas Duncan Stone, da BBC News, revelou agora, durante o festival Mojofest (“Mobile Journalism Festival”), a decorrer na Irlanda, que os resultados têm sido muito positivos e encorajadores.
Ao contrário de outras estações televisivas que têm testado de forma muito prudente esta possibilidade, a BBC decidiu dar a 15 das suas equipas mais experimentadas e séniores smartphones para fazerem o seu trabalho de reportagem diário.
De início, conta Duncan Stone, as equipas levavam também o equipamento tradicional por uma questão de segurança, no sentido de prevenir qualquer problema. No entanto, à medida que as equipas se foram sentindo mais confortáveis com o uso dos smartphones, foram prescindindo dos equipamentos tradicionais.
Os resultados têm sido “fascinantes”, sublinha, e têm mostrado como em muitas situações o uso dos smartphones tem permitido uma maior mobilidade aos operadores de camâra ajudando-os a ter um registo de proximidade com as situações muito maior.
“O nosso objectivo com este projecto-piloto é tirar de vez todas as dúvidas relativamente há possibilidade de darmos esse salto tecnológico” – acrescenta Duncan Stone. E tendo em atenção os resultados até agora obtidos, essa mudança radical parece bastante mais viável de vir a acontecer muito em breve.
Pode acompanhar aqui a conversa entre Duncan Stone e Glen Mulcahy, um dos responsáveis do Mojofest, sobre o projecto da BBC.