Depois de 14 anos de testes, a Virgin Galactic chegou por fim ao espaço, na semana passada, tomando assim a dianteira na corrida pela exploração do espaço como destino turístico.
A aeronave SpaceShipTwo tornou-se a primeira nave “turística” tripulada a atingir o espaço e a regressar em segurança, atingindo uma altitude máxima de 82,6 quilómetros e superando assim a barreira dos 80 quilómetros de altitude, considerado pela Administração Federal de Aviação dos EUA como a fronteira para o início do espaço.
A SpaceShipTwo conseguiu alcançar o denominado espaço sub-orbital (sem chegar a entrar em órbita) com dois pilotos no cockpit – Mark “Forger” Stucky e C.J. Sturckow – e registou uma velocidade de Mach 2.9, correspondente a quase três vezes a velocidade do som.
Entre os concorrentes da Virgin Galactic (de Richard Branson) estão a Blue Origin, do fundador da Amazon.com, Jeff Bezos, a Boeing, a SpaceX, de Elon Musk, e a Stratolaunch, de Paul Allen, o co-fundador da Microsoft que morreu recentemente no passado mês de Outubro..