Auscultadores 3D: a nova fronteira do som
Na categoria do “entretenimento”, o grande vencedor de 2016 foi a start-up OSSIC, que lançou os primeiros auscultadores 3D, os OSSIC X. Quando se fala em sistemas de Realidade Virtual, toda a atenção é, normalmente, dirigida para a imagem. Mas o sistema da OSSIC permite ao utilizador passar a um patamar de experiência superior pois a componente áudio dá-lhe uma sensação de “imersão completa” em que o som parece provir de múltiplas direcções.
Os “efeitos especiais” auditivos resultam de uma série de factores: os headphones dispõem, por exemplo, de uma série de sensores que traçam o perfil anatómico de cada utilizador de modo a avaliar a distância entre os ouvidos e o intervalo de “som” que existe entre eles. Outro ponto importante é que a tecnologia incorporada nos headphones permite que o som “acompanhe” cada movimento da cabeça do utilizador ajustando-o a cada novo “contexto”.
Em destaque nesta categoria está ainda o Sony Portable Ultra Short Throw – um projector portátil que permite “transformar” toda e qualquer superfície num écran – e o Parrot Disco, um drone leve, veloz e super sofisticado.