``ATMOS``: nova revista quer promover futuro sustentável através da cultura e do design
A “Atmos”, cujo primeiro número acaba de ser lançado, é descrita pelos seus criadores como “uma exploração das relações entre a cultura e o clima” e tem como objectivo promover um “futuro sustentável” perante um Planeta ameaçado pelas alterações climáticas.
Segundo William Defebaugh, o editor desta nova publicação bi-anual, a opção editorial da “Atmos” decorre do entendimento de que o combate às alterações climáticas tem de começar pelas pessoas e por uma mudança de paradigma nos comportamentos o que implica a existência de uma “atmosfera cultural” diferente.
O primeiro número tem 228 páginas, um design sofisticado e um conteúdo rico no qual se inclui uma entrevista a Yoko Ono, reportagens na India e na ilha de Kiribati sobre como as populações estão a enfrentar as alterações climáticas, artigos sobre o uso de materiais bio-sintéticos na moda, etc.
“O que pretendemos com a revista é criar uma plataforma através da qual possamos contar histórias sobre o clima e o meio ambiente usando a linguagem da cultura e do design” – refere William Defebaugh.
Para saber mais sobre o projecto da “Atmos” poder ler aqui uma entrevista com os seus fundadores.