``Astrobus Ethiopia``: uma iniciativa para estimular o interesse dos jovens pela ciência
Num momento em que a Etiópia se prepara para lançar o seu primeiro satélite para o espaço (previsto para 17 de Dezembro), um grupo de 24 astrofísicos, investigadores no domínio da ciência e tecnologia, artistas e storytellers vai arrancar esta semana numa tournée por oito cidades do país para estimular o interesse dos jovens pela ciência.
Durante o percurso, o projecto, designado “Astrobus Ethiopia“, vai organizar workshops e palestras em universidades e espera envolver, em cada cidade, mil alunos provenientes de escolas secundárias.
Astrobus Ethiopia (foto de Carla von Munchow)
De acordo com o astrónomo Nebiha Shafi, um dos promotores da iniciativa, a ideia é “mostrar a importância do conhecimento científico e do pensamento abstracto de uma forma acessível tornando clara a sua importância para a vida de cada um e da sociedade em geral”.
O projecto teve uma primeira edição em 2017 e resulta de uma parceria com o Ethiopian Space Science Technology Institute. A maior parte dos workshops e das palestras incidirão sobre o nosso conhecimento actual do cosmos (estrelas, planetas, galáxias, etc.) mas haverá sessões paralelas com projecção de filmes, leitura de livros, teatro, etc. Durante a tournnée será lançado diverso material educativo nas três principais línguas do país: Amharic, Oromo eTigrina.