ARTE & CULTURA
A arte de El Anatsui objecto de exposição individual em Cape Town
“Meyina” é o título da exposição que inaugurou no passado dia 17 de Fevereiro na Iziko – South African National Gallery, em Cape Town, e onde irá permanecer até ao próximo dia 29 de Abril.
Com curadoria de Bisi Silva, Director do Centre for Contemporary Art Lagos(Nigéria), a exposição foi inicialmente apresentada, no ano passado, em Amsterdão (Holanda) e depois em Joanesburgo, na Goodman Gallery.
El Anatsui, uma das figuras mais poeminentes da arte contemporânea de África, tendo vindo, em anos recentes, a obter um crescente reconhecimento internacional.
Muitas das suas obras integram hoje algumas das mais importantes coleções de arte do mundo. O British Museum (Londres), o Centre Pompidou (Paris), o Young Museum (São Francisco) e o Metropolitan Museum of Art (Nova York) são apenas algumas das instituições que adquiriram os seus trabalhos. Na 56ª Bienal de Veneza, El Anatsui foi distinguido com o “Leão de Ouro” pelo conjunto da sua obra.
Nascido no Gana, onde estudou e se graduou na Universidade de Ciência e Tecnologia de Kumasi, El Anatsui vive e trabalha, desde 1975, na Nigéria.