Art Rio 2021: mostra de criptoarte incluída no programa da Feira de Arte do Rio de Janeiro
Reconhecida como um dos principais eventos de arte da América Latina, a edição deste ano da ArtRio – Feira de Arte do Rio de Janeiro, que irá ocorrer, num formato híbrido, entre 8 e 12 de Setembro, vai incluir, pela primeira vez, um espaço dedicado à arte digital e, em particular, à criptoarte.
Este espaço tem curadoria da Metaverse Agency, uma galeria brasileira focada no segmento de arte digital, e irá apresentar, entre outros, trabalhos de Vamoss e Monica Rizzolli, percursores da criptoarte no Brasil, de Rejane Cantoni, criadora da primeira instalação em NFT no Brasil, do alemão Mario Klingemann – conhecido pelo seu trabalho envolvendo redes neurais, código e algoritmos e ainda do espanhol Javier Arréz, pioneiro em criptoarte e premiado na Bienal de Arte de Londres.
Segundo Byron Mendes, fundador da Metaverse, o objectivo da galeria é “apoiar o movimento de arte digital através da promoção e agenciamento de artistas posicionando-se na vanguarda da migração da arte física para o digital”. E acrescenta: “As obras produzidas são propriedades validadas com “tokens não fungíveis” (NFTS), através de contractos digitais e imutáveis registados em blockchains. A empresa, além de agenciar criptoartistas, faz consultoria e design de Metaversos.