Arquitecturas do Sul Global: uma reflexão em busca de olhares contra-hegemónicos
A Associação Escola da Cidade – Arquitectura e Urbanismo foi criada no final dos anos 90 por um grupo de arquitectos, intelectuais e artistas brasileiros. No final do ano passado realizou um curso, Arquitecturas do Sul Global, dirigido pelos arquitectos Marco Artigas e Pedro Vada, que teve como objetivo ampliar o repertório sobre a produção arquitetónica contemporânea levando em consideração a urgente necessidade de novos olhares, fundamentalmente contra-hegemônicos.
Partindo do conceito de Sul Global, o curso convidou várias arquitectas e arquitectos para um diálogo. A ideia desses encontros foi discutir o que e como estão construindo nos seus próprios países, com base numa conversa sobre as questões que se colocam nos diversos territórios, sociedades e culturas, explorando com maiores detalhes o processo e as decisões tomadas em cada projecto, com documentação mais rica que as utilizadas em publicações, abordando reflexões estruturais e temas urgentes.
Os quatro primeiros encontros organizados pelo curso com Remígio Chilaule (Moçambique), O Norte – Oficina de Criação (Brasil), Matri-Archi(tecture) (África do Sul e Nigéria) e El Sindicato de Arquitectura (Equador) já estão agora dísponiveis no You Tube.