Arquitectura de contentores: novo livro traça a história de um fenómeno global
Container Atlas, de Hans Slawik, livro publicado este mês pela editora Gestalten, é uma obra, amplamente ilustrada, que traça a evolução de um fenómeno recente mas que tem ganho expressão a nível global: o dos projectos arquitectónicos baseados em contentores.
Hans Slawik tinha já publicado, em 2010, uma primeira edição deste Atlas (“Container Atlas: A Pratical Guide to Container Architecture”) . Na altura, a utilização de contentores estava a começar a ser explorada, experimentalmente, por inúmeros arquitectos e designers e adivinhava-se, já então, uma possível evolução no sentido de uma utilização cada vez mais sofisticada destes contentores em projectos de arquitectura.
Taiyuan (China)/Fotografia People Architecture Office
Dez anos depois, Hans Slawik regressa com uma 2ª edição do Container Atlas confirmando aquilo que então tinha previsto. De facto, ao longo da última década, cresceu, exponencialmente, o número de projectos bem como se diversificou e sofisticou o tipo de utilizações: de escolas a escritórios, de hotéis a residências, os contentores ganharam um espaço próprio na arquitectura contemporânea e encontram-se exemplos em todos os continentes.
Para ler uma entrevista com Hans Slawik, ver aqui.
Imagem de topo de página: The Joshua Tree Residence/Whitaker Studio
Apslawn (Austrália)/Fotografia Tanja Milbourne
Sabah (Malásia)/Fotografia Fernando Gomulya
Brooklyn, Nova Iorque (EUA)Fotografia Danny Bright