Arquitectos brasileiros ganham prémio internacional com projecto de escola ``Aldeia das Crianças``
Uma escola de madeira na fazenda Canuanã, na área rural de Formoso do Araguaia, a 300 quilômetros de Palmas, em Tocantins, no norte do Brasil, foi eleita a melhor construção do mundo pelo Royal Institute of British Architects (RIBA).
O projecto que ganhou o RIBA International Prize 2018 – designdo “Aldeia das Crianças” – foi concebido pelos ateliers Aleph Zero e Rosenbaum. Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, fundadores do Aleph Zero ganharam também o prémio RIBA International Emerging Architect 2018.
A “Aldeia das Crianças” é uma escola-internato que oferece alojamento para 540 crianças em idade escolar. No local, há espaço ainda para acomodar trabalhadores rurais, funcionários e professores, além de salas de aula, um refeitório e um pequeno hospital. Jardins, salas de diversão e passeios também foram incluídos no projecto de arquitectura
Construído a partir de madeira pré-fabricada e reflorestada, o esquema demonstrou, de acordo com o júri do RIBA, “o valor da comunidade e a importância do uso dos recursos naturais de forma inteligente e sustentável”.
.