Arquitecto Siza Vieira inspira-se no Norte de África para conceber o projecto da Capela do Monte
A Capela do Monte, situada na região do Algarve, em Portugal, foi recentemente inaugurada e tem vindo a merecer especial destaque na imprensa internacional.
Concebida pelo conhecido arquitecto Álvaro Siza, a Capela do Monte é uma pequena estrutura de 65 metros quadrados e 6,7 metros de altura e não tem electricidade nem água canalizada.
Para esta obra Álvaro Siza inspirou-se no trabalho do arquitecto egípcio Hassan Fathy que foi um dos pioneiros no uso de sistemas naturais de ventilação sendo que a região do Algarve apresenta muitas similitudes com o clima e a topografia do Norte de África. O uso dos materiais seguiu a mesma abordagem no sentido de manter o espaço fresco no Verão e quente no Inverno.
Siza Vieira concebeu ainda todo o equipamento interior (cruz, altar, bancos, etc.) e os desenhos sobre azulejo são também da sua autoria.
Implantada no alto de uma colina, onde só se pode aceder a pé, a Capela do Monte, com a sua geometria monolítica e a serenidade que marca o seu interior (de revestimentos brancos e mobiliário de madeira), configura um espaço cuja simplicidade e despojamento convida à espiritualidade.
As imagens que aqui reproduzimos foram realizadas pelo fotógrafo João Morgado que documentou o trabalho de Siza Vieira na Capela do Monte.