Arquitecto Sajjad Navidi projecta conceito inovador para salvar aldeia no Benim
A aldeia de Ganvie foi construída inteiramente sobre o lago Nokoué situado a norte de Cotonou, capital do Benim. Com uma população de cerca de 20 mil habitantes, esta aldeia é uma das maiores, com estas características, no continente africano.
Tendo em atenção a recorrente subida do nível das águas devido ao impacto das mudanças climáticas, tem-se vindo a registar uma progressiva degradação das casas, na sua maioria construídas em madeira. Face a esta sitiação, o arquitecto iraniano Sajjad Navidi apresentou uma proposta, no âmbito do concurso lançado pela Fondation Jacques Rougerie, a qual ficou entre as 10 melhores na categoria “inovações face à subida dos oceanos”.
O projecto, designado “Puffer Village”, inspira-se no peixe-balão (puffer fish), existente no lago Nokoué, o qual “incha”, inspirando ar ou água, como estratégia para se defender dos seus predadores. Sajjad Navidi concebeu um modelo de “casas inteligentes” que, de igual modo, podem mudar de configuração para se adaptar às alterações dos nível das águas.
Para mais detalhesver aqui.