ARQUITECTURA & DESIGN
Arquitecto indiano Balkrishna Doshi vence o Prémio Pritzkter 2018
Conhecido como o “Nobel da Arquitectura”, o Prémio Pritzker de 2018 foi atribuído ao indiano Balkrishna Doshi. Aos 90 anos, e ainda em plena actividade, o ex-protegido do famoso arquitecto franco-suíço Le Corbusier foi agraciado com o prémio devido, sobretudo, aos seus projetos pioneiros na construção de casas de baixo custo na Índia.
Nascido em Pune, na Índia, em 1927, Doshi estudou em Mumbai, mas fez a sua carreira principalmente na Europa. Depois de um período em Londres, mudou-se para França onde foi trabalhar com Le Corbusier.
Posteriormente, voltou para a Índia para supervisionar o trabalho de Le Corbusier em Chandigarh e Ahmedabad, nomeadamente, o edifício da Associação de Proprietários de Moinhos (1954) e a Casa Shodhan (1956). Também trabalhou com Louis Kahn no Instituto Indiano de Gestão em Ahmedabad, em 1962.
Hussain Doshi Gufa em Ahmedabad (fotografia de John Ardern)
Alguns dos seus principais projectos incluem a Escola de Arquitectura de Ahmedabad (1966), que ele criou e fundou, e a galeria de arte Amdavad ni Gufa (1995). Em 1989, concebeu a Habitação de Baixa Renda Aranya que oferece residências acessíveis para 80 mil pessoas em Indore.
O júri do Prêmio Pritzker de 2018 – composto Glenn Murcutt (presidente), Stephen Breyer, André Aranha Corrêa do Lago, Yung Ho Chang, Kristin Feireiss, Lord Peter Palumbo, Richard Rogers, Benedetta Tagliabue, Ratan N. Tata, Kazuyo Sejima, Wang Shu e Martha Thorne – justificou deste modo a sua atribuição a Balkrishna Doshi:
“O arquitetco indiano Balkrishna Doshi tem continuamente apresentado na sua obra os objectivos do Prêmio Pritzker de Arquitetura no mais alto grau. Tem praticado a arte da arquitectura, mostrando contribuições substanciais para a humanidade, há mais de 60 anos. Ao conceder-lhe a medalha deste ano, o júri do Prêmio Pritzker reconhece sua arquitectura excepcional, reflectida em mais de uma centena de edifícios que realizou, o seu compromisso e a sua dedicação ao país e às comunidades que serviu, a sua influência como professor e o excelente exemplo que estabeleceu para profissionais e estudantes de todo o mundo ao longo de sua longa carreira”.
Life Insurance Corporation Housing, Ahmedabad (fotografia cortesia de VSF)
Doshi irá receber o prêmio no Museu Aga Khan em Toronto, Canadá, em 16 de maio de 2018.
Para conhecer de modo mais aprofundado a obra de Balkrishna Doshi vale a pena ver o documentário “Doshi”, realizado por Premjit Ramachandran and Bijoy Ramachandran, e de que aqui apresentamos o primeiro “capítulo”.