Arquitecto David Adjaye divulga projecto da Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo
A Adjaye Associates acaba de divulgar o seu projecto para a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo, África do Sul. Nomeada em homenagem e memória do antigo presidente sul-africano, o projecto é uma oportunidade de concretizar um dos maiores sonhos de Thabo Mbeki, segundo palavras do arquitecto recipiente da RIBA Royal Gold Medal de 2021, Sir David Adjaye
De acordo com a informação divulgda pelo atelier de Sir David Adjaye, a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki pretende tornar-se “ um novo ponto de referência e confluência para a comunidade acadêmica africana local e internacional […] Profundamente enraizado na paisagem específica de Joanesburgo, o edifício foi concebido para impulsionar ainda mais o Renascimento Africano, o qual foi a principal premissa do nosso projecto de arquitectura”.
Concebido com um espaço voltado para o ensino e aprendizagem, pesquisa e intercâmbio cultural, a Biblioteca Presidencial incluirá ainda um museu, um espaço para exposições temporárias, um centro de pesquisa e acervo, um auditório, o Women’s Empowerment Center, salas de leitura, refeitórios, laboratórios digitais e escritórios.
A Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki é o terceiro de uma série de recentes projectos desenvolvidos pela David Adjaye Associates no continente africano. Somando-se ao Museu Edo de Arte da África Ocidental na Nigéria e o Memorial dos Mártires em Niamey no Níger, a Biblioteca Presidencial “tornará visível, concreto e material, o conhecimento empírico da história africana, desde a antigüidade até os dias de hoje”.