Arquitecta síria Marwa al-Sabouni ganha prémio Prince Claus pelo projecto de reconstrução da cidade de Homs
A arquitecta síria Marwa al-Sabouni foi uma das figuras distinguidas pelo Prémio Prince Claus relativo ao ano de 2018.
A arquitecta, que vive e trabalha em Homs, uma das cidades mais afectadas pela guerra na Síria, foi escolhida pelo seu projecto de reconstrução e reabilitação da cidade. O júri sublinhou o carácter inovador e imaginativo do projecto tendo sobretudo em atenção as suas preocupações em garantir a cooperação e a coesão social e a reposição de um sentimento de identidade numa cidade devastada pelo conflito armado.
Na sua autobiografia, “The Battle for Home: the vision of a young architect in Syria”, publicada em 2016, Marwa al-Sabouni, que esteve praticamente dois anos encerrada na sua casa em Homs devido à intensidade do conflito, iniciou uma reflexão sobre o modo como o planeamento urbano e a arquitectura da cidade desempenharam um papel importante na violência que eclodiu por terem ajudado a distorcer as relações da comunidade e a aumentar a fragmentação social.
Foi com base nessa reflexão que Marwa al-Sabouni começou a trabalhar num modelo alternativo para uma futura reconstrução da cidade. Muito deste trabalho inicial foi sendo publicado na plataforma online Arabic Gate for Architectural News dirigida por si e pelo seu marido.
Na cerimónia de entrega do prémio, que decorreu em Dezembro passado, foi ainda sublinhada a excelência da “análise profunda, reflexão clara e critica incisiva” às actuais convenções arquitectónicas e de planeamento urbano feita por Marwa al-Sabouni.