De acordo com notícia avançada pela agência Reuters, a Apple está a planear lançar em 2024 um carro eléctrico com capacidade de condução autónoma. Os planos da Apple de lançar um veículo autónomo foram conhecidos, pela primeira vez, em 2014. No entanto, nos anos subsequentes, o projecto pareceu não ser uma prioridade imediata. Quando, em 2018, a Apple foi foi buscar Doug Field à Tesla, tornou-se claro que a empresa californiana estaria a considerar reactivar o projecto. Agora, segundo fontes citadas pela Reuters, o veículo eléctrico autónomo da Apple vai mesmo avançar.
O “Projecto Titan”, como é conhecido, tem como objectivo desenvolver um carro que não será um “veículo de partilha” – uma espécie de ‘robotáxi’, como quer a Google – mas um veículo para uso individual. De acordo com as informações disponíveis, a grande aposta da Apple será uma “bateria revolucionária”. Os planos da Apple são de uma bateria “monocélula” que poupa espaço dentro das baterias eliminando módulos e bolsas e permitindo introduzir mais células. “É outro nível. Vai ser como a primeira vez que vimos um iPhone”, disse uma das fontes. Uma outra fonte salientou que o design das baterias da Apple permitirá uma poupança “radical” no custo das baterias e na autonomia dos veículos.
Tendo em atenção a dificuldade em entrar nas cadeias de produção do sector automóvel prevê-se que a Apple entregue a um fabricante externo a construção dos veículos, enquanto a Apple se irá concentrar no design e nas capacidades autónomas do veículo. Algo semelhante ao que acontece com o iPhone em que a Apple terceiriza a sua produção para a Foxconn. Não é, aliás, impossível que não venha a ser a própria Foxconn a ficar, pelo menos em parte, com essa atribuição. Recorde-se que em outubro deste ano, a Foxconn anunciou um projecto focado no mercado de carros eléctricos. Mas a sua estratégia é a de um modelo aberto, através da “MIH Open Platform”, um conjunto de ferramentas que permite que empresas desenhem peças e partes de veículos eléctricos, mas deixem toda a produção por conta da própria Foxconn.
Sublinhe-se que, se o concorrente principal da Apple neste mercado será a Tesla, a verdade é que grandes fabricantes automóveis como a Volkswagen, a Ford, a General Motors, a Nissan e a Toyota estão todos a desenvolver projectos similares