Foram anunciados, numa cerimónia realizada no passado dia 4 de Dezembro em Paris (França), os filmes vencedores da edição de 2018 do Mobile Film Festival.
Nesta sua 14ª edição, o tema do Mobile Film Festival – “Stand Up for Human Rights” – pretendeu assinalar as celebrações do 70° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
Por isso, o Mobile Film Festival deste ano teve, para além do apoio do YouTube Creators for Change, o patrocínio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos humanos e da União Europeia.
O filme vencedor desta edição foi “Annisa”, realizado por Barry Putra (Indonésia). “Annisa” conta a história de uma jovem muçulmana que se apaixona por uma colega de turma na escola mas é obrigada pelos pais a casar com um homem.
Após a abertura do processo de candidaturas, o Festival recebeu 715 filmes de 81 países tendo sido selecionados pelo júri 51 filmes de 19 países. O formato que todos os anos o Mobile Film Festival propõe aos cineastas é realizar um filme de um minuto com um telemóvel. Os 51 filmes estiveram disponíveis online em Novembro tendo sido vistos por 22 milhões de pessoas.
Pode ver aqui os 9 filmes premiados.