Acaba de ser divulgado o programa completo da Art Dubai 2019 que irá decorrer de 20 a 23 de Março. Trata-se um programa vasto – inclui exposições, espectáculos, filmes, performances e inúmeras outras iniciativas – confirmando a Art Dubai como um dos principais eventos no circuito internacional.
Em termos de exposições, o destaque vai para a secção Art Dubai Contemporary que irá incluír a participação de 59 galerias de provenientes de 34 países. De sublinhar a presença, pela primeira vez, da Sprüth Magers (Berlim / Londres / Los Angeles), da ANDERSEN’s (Copenhague), da MAM (Douala) e da Akar Prakar (Kolkata / Nova Deli). De regresso estão um vasto número de galerias sobretudo da Ásia (China, Japão, Singapura, etc.) e da Europa.
Abdul Rahman Katanani, Untitled, 2018 (Cortesia Agial Art Gallery)
Uma nova secção, designada Bawwaba, que tem curadoria da franco-camaronesa Élise Atangana, é uma das iniciativas que está a despertar mais interesse. Centrada sobre as problemáticas do “Sul Global”, a secção irá apresentar exposições individuais de 10 artistas originários do Médio Oriente, África, Ásia e América Latina.
Haverá ainda lugar para o simpósio internacional “Cultural Hubs of Modernism”, para a apresentação de instalações em espaços públicos, como o projecto SOLAROCA desenvolvido pelo colectivo brasileiro Opavivará, para performances, como a de Marlon Griffith, um artista de Trinidad e Tobago e uma extensa programação de espctáculos nocturnos com Dj´s do Médio Oriente, África e América do Sul.
Pode ver o programa completo aqui.
(Imagem de topo da página: Peter Halley, Collocation (2005); Cortesia Custot Gallery, Dubai)