António Cabrita apresenta novo livro de Mbate Pedro
“Comecemos pelo fim: “Vácuos” (Cavalo do Mar, Março, Maputo, 2017) é o melhor livro de Mbate Pedro e recortam-se nele, de forma persuasiva, novos processos para a renovação da sua poesia e, por extensão e influência, para a poesia moçambicana, pois creio ser este um livro marcante e de maturidade, que será lido por várias gerações”.
Foi desta forma que António Cabrita, convidado a apresentar o novo livro de Mbate Pedro – numa sessão que teve lugar no Museu de História Natural, em Maputo, no passado dia 22 de Março – iniciou a sua introdução e análise ao trabalho agora editado.
Mbate Pedro, que já tinha publicado “O Mel Amargo” (AEMO, 2006), “Minarete de medos e outros poemas” (Índico, 2009) e “Debaixo do silêncio que arde” (Índico, 2015), e a quem fora atribuído, em 2015, o Prémio BCI de Literatura, confirma assim que é um dos nomes proeminentes da nova poesia moçambicana.
Vale a pena, por isso, ler na integra a análise do poeta e escritor António Cabrita ao novo livro de Mbate Pedro e que foi agora publicada na revista “Caliban“.