O Atelier Masomi, baseado em Niamey, no Niger, e o Studio Chahar transformaram uma antiga mesquita na aldeia de Dandaji numa biblioteca e centro comunitário.
Face ao avançado estado de degradação do edifício, a comunidade local vinha, desde há duas décadas, a mobilizar-se no sentido da sua recuperação. Obtidos, finalmente os fundos financeiros necessários, foi possível agora não apenas recuperar a mesquita mas também construir uma nova mesquita que se situa junto ao anterior edifício.
Na altura da apresentação do projecto, Mariam Kamara, fundadora do atelier de arquitectura Masomi (que também foi responsável pela construção da nova mesquita) sublinhou a importância destas duas estruturas, que simbolizam duas formas de conhecimento (religioso e secular) estarem juntas:”uma das coisas mais importantes na cultura islâmica é a busca do conhecimento e, no entanto, isso é algo que é raramente referido”.
Mariam Kamara nasceu no Níger tendo feito a sua formação na Universidade de Washington nos Estados Unidos. Em 2013 criou o united4design um colectivo global de arquitectos que desenvolveu projectos nos EUA, no Afeganistão e no Níger. No ano seguinte criou o Atelier Masomi.
Neste projecto, Mariam Kamara trabalhou em colaboração com a arquitecta iraniana Yasaman Esmaili, fundadora do Studio Chahar, o qual tem desenvolvido projectos nos Estados Unidos, no Irão, no Afeganistão e na Turquia.
Para mais detalhes sobre o projecto ver aqui.