Angolano Kiluanji Kia Henda recebe prémio da Kamel Lazaar Foundation e expõe na 1-54 Contemporary African Art Fair
“The Fortress”, a monumental escultura do angolano Kiluanji Kia Henda, vai estar em exposição, a partir do próximo dia 3 de Outubro, na Somerset House, em Londres, incluída no programa da edição deste ano da 1-54 Contemporary African Art Fair que vai decorrer naquela cidade até 6 de Outubro.
Este projecto escultórico de Kiluanji Kia Henda resultou da candidatura apresentada pelo artista angolano à Kamel Lazaar Foundation a qual, depois de ter avaliado 100 propostas enviadas por artistas de 21 países africanos, decidiu premiar “The Fortress”.
A Kamel Lazaar Foundation criou, em parceria com a 1-54 Contemporary African Art Fair, um programa de apoio á criação e exposição de esculturas monumentais para artistas oriundos do continente africano. No ano passado, o vencedor foi Ibrahim El Salahi.
Kiluanji Kia Henda
A escultura de Kiluanji Kia Henda irá, depois de Londres, para a antiga cidade de Utique, na Tunísia,
Kiluanji Kia Henda nasceu em Angola e vive, actualmente, entre Luanda e Lisboa. A sua obra inclui também trabalhos na área da fotografia, do vídeo e da performance. É representado pela Goodman Gallery (África do Sul).