A 8ª edição do festival Arquiteturas Film Festival, que vai ter lugar entre os dias 1 e 6 de Junho, em Lisboa, tem Angola como país convidado.
Logo na sessão inaugural do Festival será exibido o filme “Para Lá dos Meus Passos”, da dupla Kamy Lara e Paula Agostinho. Nesta narrativa, cinco bailarinos de diferentes regiões angolanas exploram os conceitos de tradição, cultura, memória e identidade, refletindo sobre o papel destes pilares na sua imagem e nas suas vidas.
Para além da apresentação dos filmes, haverá também um ciclo de debates África Habitat organizado em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Em simultâneo, estarão expostas instalações dos artistas angolanos Lino Damião e Nelo Teixeira.
Durante o festival, decorre, ainda, uma exposição sobre os cineteatros de Angola organizada pelo arquitecto Afonso Quintã, que inclui material documental original do icónico Cine-estúdio do Namibe (1973-74) projectado pelo arquciteto José Botelho Pereira.
No seu todo, o Festival irá apresentar 36 filmes divididos em 22 sessões, de países como Portugal, Itália, Israel, Alemanha, França, Bélgica, Países Baixos, Polónia, Ucrânia e Canadá.
Para mais informação ver aqui.