Andrea Moreira apresenta o projecto do Centro de Investigação da Galeria 1834 no MFF 2107
Na apresentação que irá apresentar na conferência “Estilos de Vida Digital – Cultura e Tecnologia no séc. XXI”, integrada no programa do MFF 2017, Andrea Moreira irá falar sobre o projecto de criação de um Centro de Investigação associado à Galeria 1834 (fundada por Gonçalo Mabunda e cuja inauguração oficial irá ocorrer a 8 de Dezembro).
Diz Andrea Moreira: “Vinculado a uma galeria de arte, o centro de investigação é imaginado como uma espécie de laboratório experimental para a concretização de projetos colaborativos que possam contribuir para a destabilização de paradigmas e criar outras narrativas.
O centro pretende potenciar e mediar a colaboração entre artistas, académicos e outros agentes de produção criativa, desenvolvendo programas de pesquisa que combinam preocupações estéticas e analíticas.
Neste sentido, o programa de investigação assume um carácter transdisciplinar que visa esbater as fronteiras entre as áreas cientificas e as criativas, assim como, contribuir para a descentralização da produção e partilha do conhecimento.
As atividades do centro irão combinar produção e pesquisa, exposições, eventos e documentação, que pretendem, ao mesmo tempo, responder ao rápido desenvolvimento de tecnologias digitais”.