Amazon Go: a loja do futuro já existe
A Amazon Go é um supermercado no qual os consumidores entram, escolhem o que querem levar e saem sem ter necessidade de pagar com dinheiro, cartão electrónico ou smartphone. Nesta loja, os únicos funcionários são os que fazem a reposição dos stocks…
Neste modelo, as pessoas terão apenas de ter no seu telemóvel uma aplicação da Amazon que serve para “validar” a sua entrada na loja. A partir deste momento, a Amazon sabe quem é o cliente e a que conta deve ir debitar posteriormente o dinheiro.
No interior da loja existem todo o tipo de sensores que permitem ao “sistema” saber que produtos o consumidor vai escolhendo e no final é emitida uma factura digital referente às compras efectuadas
A Amazon anunciou que estas lojas começarão a funcionar plenamente já a partir de 2017, embora de início se destinem apenas aos subscritores do serviço Amazon Prime. Na primeira fase, deverão abrir cerca de 2 mil destas lojas.
Depois de ter começado, nos anos 90, como uma loja exclusivamente “virtual”, apenas disponível na internet, a Amazon tem vindo, em anos recentes a abrir espaços físicos (como a Amazon Books) mas com um modelo operacional que está perfeitamente integrado numa lógica de “comércio electrónico”. Para além da Amazon Books e, agora, da Amazon Go, a empresa já começou a abrir, em certas cidades, espaços físicos onde é possível ir levantar produtos comprados apenas uma hora antes através do seu website. A ideia é a criar uma “fluidez completa” entre o mundo “real” e o “virtual”.