Alastair Fuad-Luke: o design para além do design ou como construir comunidades de mudança
Autor de livros de referência como Design Activism (2009) e The Eco-Design Handbook (2002), Alastair Fuad-Luke foi o curador convidado da segunda edição da Porto Design Biennale, que teve como tema “Alter-Realidades: Desenhar o presente”.
A interrogação de base que serviu de ponto de partida do tema da Bienal (Como podemos criar e projetar em conjunto, revelando e amplificando criticamente Alter-Realidades que nos orientem para um futuro onde a confiança mútua e a regeneração sejam possíveis e nos permitam criar novas relações sociais?) reflecte bem o tipo de preocupações que tem norteado o percurso de Alastair Fuad-Luke.
Como fica claro pelo seu envolvimento em projectos como 4Cs, From Conflict to Conviviality through Creativity and Culture ou na rede/plataforma muu baa, do que se trata, fundamentalmente, é de criar “comunidades de mudança” capazes de desenvolver “novos imaginários sociais”.
Para conhecer melhor o pensamento de Alastair Fuad-Luke pode ler aqui e aqui duas entrevistas recentes durante a Porto Design Biennale.
.