Na sequência do trabalho inovador que tem vindo a desenvolver na criação de novos formatos narrativos multimédia (a que aqui já fizemos referência), a Al Jazeera acaba de ganhar mais um prémio, desta vez atribuído pela Amnesty UK, com “Lost Childhoods: Nigeria’s fear of witchcraft ruins young lives” (que pode ver aqui) pelo carácter inovador do projecto. “Lost Childhoods: Nigeria’s fear of witchcraft ruins young lives” foi publicado em Novembro mas a atribuição do prémio ocorreu no passado dia 3 de Abril.
Concebido pelo fotógrafo e videasta Marc Ellison, a reportagem aborda a forma como a crença enraízada no poder da feitiçaria, ainda largamente predominante em muitas regiões da Nigéria, tem tido um impacto devastador nas crianças e na população mais jovem.
A reportagem está estruturada em capítulos e combina texto, fotografia, video e ilustração (do género “novela gráfica”). Para esta última componente, Marc Ellison contou com a colaboração de Samuel Iwunze.
O trabalho teve o apoio financeiro da Pulitzer e foi feito em parceria com a ONG Way to the Nations e a associação BRCI.