Al Jazeera ajuda jovens refugiados sírios a contar as suas histórias através de videos 360º
Com o objectivo de dar a um grupo de jovens refugiados sírios a possibilidade de contar as suas histórias de vida, jornalistas da Al Jazeera, pertencentes ao Contrast VR, o laboratório daquela estação de televisão dedicado às tecnologias imersivas (Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Video 360º), esteve no campo de refugiados Za’atari, na Jordânia, onde levou a cabo uma série de workshops.
Com o apoio da organização “World Vision”, os jornalistas da Al Jazeera/Contrast VR, distribuiram camâras de video a 7 jovens sírios e durante um período de 10 dias levaram a cabo uma série de acções de formação no sentido de lhes dar noções básicas sobre o modo de filmar, de preparar um guião e de produzirem os seus filmes.
“Queriamos passar-lhes estes conhecimentos na perspectiva de poderem vir a usá-los, futuramente, de forma autónoma” – sublinha Zahra Rasool, coordenadora da a equipa da Al Jazeera/Contrast VR.
Zahra Rasool
Entretanto, do trabalho realizado durante essa estadia no campo de refugiados de Za’atari, resultou um filme, “7 Stories for 7 Years”, um documentário no qual cada um dos jovens relata como era a sua vida na Síria, como é sua situação actual no campo de refugiados Za’atari e quais são as suas aspirações em termos de futuro.
Por seu turno, a equipa da Al Jazeera/Contrast VR, realizou, ela própria também, um documentário – “Dreaming in Za’atari: Stories After Syria” – no qual, usando o mesmo tipo de tecnologias, aborda a vida dos refugiados sírios naquele campo na Jordânia.