``After Truth``: documentário da HBO analisa papel das ``fake news`` na era da ``pós-verdade``
Acabado de estrear na plataforma de streaming HBO, After Truth: Disinformation and the Cost of Fake News é um documentário, realizado por Andrew Rossi, que analisa de forma exaustiva e documentada o fenómeno das “fake news” (notícias falsas) e, de um modo geral, da desinformação nos media e, em particular, nas redes sociais. Embora o foco do documentário seja a situação nos EUA, muito do que é apresentado tem relevância fora das suas fronteiras.
Um dos aspectos mais interessantes do documentário é o facto de dar voz a alguns dos personagens que têm assumido publicamente a autoria do que chamam “factos alternativos” (e não “fake news”)
Embora com “agendas” políticas algo diferenciadas, o que figuras como Alex Jones, Jack Burkman, Jacob Wohl ou Jerome R. Corsi têm em comum é todos comungarem de uma convicção “anti-democrática”. Nessa perspectiva, assumem a “desinformação” como uma”arma” que tem os media como principal alvo. O objectivo é descredibilizar o jornalismo, enquanto pilar do sistema representativo democratico, tornar impossível aos cidadãos distinguir a verdade da mentira e, por via disso, instalar a dúvida sobre a própria credibilidade das instituições democráticas.
O documentário toma como ponto de partida o processo eleitoral de 2015/2016, que levou Trump à presidência dos EUA, e é a partir desse enfoque que analisa as múltiplas ramificações que o fenómeno das “fake news” foi assumindo.