Africa Web Festival
Entre as diversas actividades programadas (conferências, debates, exposições, etc.) destaca-se a cerimónia de atribuição dos prémios aos projectos mais inovadores (websites, aplicações para telemóveis, start-ups) apresentados ao concurso promovido, anualmente, pelo festival.
Dos vários projectos submetidos a concurso sobressai, entre outros, o Agribusiness TV, do Burkina Faso, que produz e difunde, através de uma plataforma na web, informações e reportagens relativas a jovens que se lançaram no mundo do empreendedorismo agrícola.
Criado pelo jornalista Inoussa Maïga, o site pretende “mudar a percepção que normalmente se tem sobre as práticas agrícolas as quais continuam, invariavelmente, a ser vistas como sinónimo de pobreza, miséria, etc.”. Com uma presença nas redes sociais e uma versão para dispositivos móveis, o projecto conta já com colaboradores em vários outros países (Benim, Costa do Marfim, Mali, Camarões, Togo, Níger, Ilhas Maurícias).
Outros projectos que se apresentam como fortes candidatos a um prémio são: o Beatzaddicton, do Benim, que pretende ser uma plataforma de distribuição de música para os artistas locais, o Komkonso, do Senegal, um projecto só está disponível no Whatsapp e o Afroiniativ, da Costa do Marfim, um site que procura estimular o empreendedorismo através das novas tecnologias.