A África do Sul anunciou, a 13 de Janeiro último, o lançamento, com sucesso do seu 3º nano-satélite. Os satélites foram construídos localmente, no Centro Africano de Inovação Espacial da Universidade de Tecnologia da Península do Cabo e o lançamento ocorreu em Cape Canaveral, na Florida (EUA).
O lançamento destes nano-satélites integra-se no âmbito do projecto MDASat que tem por objectivo desenvolver uma “constelação” constituída por nove nano-satélites que detectarão, identificarão e farão a monitorização, em tempo real, de embarcações com o objectivo de apoiar a proteção do domínio marítimo da África do Sul.
Por ocasião do lançamento, o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação da África do Sul, Blade Nzimande, referiu: “O lançamento do MDASat será um marco importante para a África do Sul e vai assinalar a primeira fase do lançamento de uma constelação de satélites desenvolvida inteiramente no continente africano. Isso fortalecerá ainda mais a posição da África do Sul como líder africano no desenvolvimento de pequenos satélites e ajudará o país a conquistar uma quota de mercado importante na cadeia de valor global de satélites em rápido crescimento”
Mais informação aqui.