Estão abertas as candidaturas para alguns dos workshops que vão ocorrer durante o MFF 2018, o qual irá ter lugar de 11 de Outubro a 11 de Novembro.
Esses workshops são:
- Storytelling: Como reconhecer uma história? Orientado por Rui Tenreiro, este workshop terá como foco a criação de histórias em forma visual, para livro ou cinema. Lidará com aspectos como estrutura e enredo, personagens, representação e soluções para uma narrativa visual. Rui Tenreiro é um autor, director de arte e ilustrador moçambicano, radicado há alguns anos na Suécia, que cria experiências narrativas por meio de livros, cinema e escrita. Como artista, contribuiu para a revista norte-americana “The New Yorker”, e os jornais “New York Times” e “The Guardian” (Reino Unido). Os seus livros estão disponíveis em 7 línguas. Participou recentemente no filme de animação “The Tower“, do noruguês Mats Grorud, que esteve presente no Festival d’ Annecy 2018, em França. Este workshop irá ocorrer de 1 a 5 de Outubro no Espaço Criativo 16 Neto e terá uma duração de 20h. As candidaturas estão abertas até ao dia 16 de Setembro e podem ser feitas aqui.
- Web Docs: Produção de documentários para a Web. Orientado por César Schofield Cardoso, este workshop permitirá a um grupo seleccionado de participantes conceber e realizar uma história simples sob a forma de webdoc, adquirindo conhecimento de ferramentas e processos para desenvolverem de forma autónoma os seus projectos de webdocumentários no futuro. César Schofield Cardoso, nascido em Cabo Verde e a viver actualmente na Cidade de Praia, dedica-se à fotografia, cinema e media art. É um dos fundadores da plataforma Storia Na Lugar (Cabo Verde) tendo realizado já vários webdocs e dado formação sobre o tema. Este workshop irá decorrer de 15 a 17 de Outubro no INAC (Instituto Nacional do Audiovisual e Cinema) e terá uma duração de 12h. As inscrições estão abertas até ao dia 23 de Setembro e podem ser feitas aqui.
- Edição de Filmes. Orientado por Khalid Shamis, este workshop, para um número restricto de participantes, tem como objectivo ajudar realizadores – que estejam actualmente com obras em desenvolvimento – no processo final de montagem e edição dos seus trabalhos. Khalid Samis é um realizador, guionista, editor e produtor actualmente baseado em Cape Town (África do Sul) onde fundou a produtora Tuba Films. Alguns dos seus filmes – como “Afrikaaps” (2010), “Imam and I” (2011) e “The Silent Form (2016)” – mereceram destaque e distinções internacionais. Este workshop irá decorrer de 15 a 19 de Outubro no INAC (Instituto Nacional do Audiovisual e Cinema). As inscrições estão abertas até ao dia 23 de Setembro e podem ser feitas aqui.