Passado o tempo de uma paralisia quase total é o momento ideal para uma reflexão sobre o antes e o depois da pandemia da covid-19 e as lições que podem daí se tirar. Com olhos virados para África, mas não isolando o continente dos problemas e soluções possíveis a nível global, o MFF tem como tema “Radicais Livres”, num contexto em que as liberdades enfrentam novos paradigmas, desde o crescente controlo da informação ou da contínua ascensão dos autoritarismos.
A conferência MFF-2022, vai dedicar os seus dois dias na reflexão de dois temas centrais, o activismo e os que as instituições e sistemas continuam a coloca-los à margem, tal é o caso da comunidade LGBTQ+, tratados como os “estranhos” em África, com oradores reconhecidos internacionalmente, de Moçambique, Cabo Verde, Brasil, África do Sul e Líbano.
Enquanto isso, já esteve aberto o concurso de fotografia sobre Energias Renováveis de modo a instigar uma reflexão e uma pluralidade de abordagens a uma temática fundamental no contexto do Meio Ambiente e crise climática. De resto, o ambiente e as reflexões em torno do planeta terra vão dominar igualmente as exposições programadas para diferentes espaços.
Uma performance que vem sendo preparada há mais de um mês por um grupo de artistas que, apesar da sua juventude e de serem novos no circuito das artes, tem demostrado um talento e irreverência que remete para um futuro profissional destacável na cena artística moçambicana e ainda um sarau literário que se apresenta como um manifesto pela poesia e a narrativa da vida, incluindo a afirmação de “10 vozes do presente e futuro da literatura moçambicana”.
A música será apresentada sob forma de experiência de escuta e de imersão nos ritmos, sons e toda uma cultura de um povo.
Toda a abordagem em termos de programa, tenderá sempre prestar uma homenagem e reconhecimento do criativo e inovador, às vezes até provocador, o curador do MFF desde a sua criação, o jornalista Rui Trindade, falecido surpreendentemente em Julho de 2022.
*A cerimónia de abertura reúne a visão e a essência do tema do festival-“Radicais Livres”.