Estão abertas as candidaturas para a residência artística do Festival Fak’ugesi em Joanesburgo.
As candidaturas são destinadas a artistas que trabalhem com ferramentas tecnológicas ou a criativos da área tecnológica. Os escolhidos terão a oportunidade de desenvolver os seus projectos durante 4 semanas juntamente com outros criativos provenientes do continente africano, do sul da Ásia e da Suíça.
A residência deste ano, intitulada “Tap Your Afro Source Code”, estará focada no papel das culturas vernaculares e tradicionais na cultura e práticas digitais.
Tendo como questão central “O que é um algoritmo vernacular?”, o objectivo é explorar a sabedoria escondida existente na língua e cultura. Pretende-se explorar os algoritmos, padrões e fractais nas culturas indígenas, seja na arte digital, música, animação, memes, arquitectura, poesia, jogos, realidade virtual ou até na forma como o cabelo é trançado.
Serão seleccionados 2 criativos de cada um dos seguintes países: África do Sul, Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Malawi, Zâmbia, Angola, RDC e Tanzania. A residência incluirá também participantes do Norte de África, sul da Ásia e Suíça.
Os seleccionado terão o custo de viagem, acomodação, diárias, budget de produção do projecto e apoio à montagem da exposição cobertos pelo Festival Fak’ugesi.
A residência decorrerá de 6 de Agosto a 9 de Setembro e os selecionados deverão ter disponibilidade para participar da residência na íntegra.
O Festival Fak’ugesi irá ter lugar de 30 de Agosto a 9 de Setembro havendo no dia 8 de Setembro uma exposição dos trabalhos preliminares realizados durante a residência. .
As candidaturas estão abertas até 9 de Julho e podem ser feitas aqui.