Estão abertas, até 13 de Abril, as inscrições para a 3a edição do Concurso Internacional DOCTV CPLP, promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O concurso irá selecionar 9 projectos, 1 de cada país-membro – Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – para serem produzidos.
O concurso tem como objectivos estimular o intercâmbio cultural entre os povos dos países membros da CPLP; implantar políticas públicas integradas de fomento à produção audiovisual nos países membros da CPLP; fomentar a troca de experiências entre criadores e produtores audiovisuais dos países de língua portuguesa; difundir a produção audiovisual realizada na CPLP no mercado mundial; e oferecer às plateias internacionais conteúdos audiovisuais que apresentem uma visão contemporânea dos países de língua portuguesa no mundo. Todos os projetos deverão ser inéditos e apresentar uma visão original e contemporânea da realidade socioeconómica dos países integrantes da comunidade.
Os vencedores receberão um prémio de 50 mil euros para realizar seus projectos. Os selecionados também poderão participar da Oficina de Desenho Criativo de Produção, que será realizada em Maio do ano em curso. As candidaturas podem ser feitas aqui. Podem assistir também este vídeo explicativo sobre come preencher o formulário de candidatura. Podem participar realizadores e produtores dos países-membros da CPLP. Não há limite de candidaturas.
A divulgação dos projetos selecionados está prevista para 9 de Maio e os documentários selecionados serão exibidos nos canais de televisão públicos da Rede CPLP Audiovisual. Em Moçambique, caberá à TVM1 exibir, em exclusividade, os filmes vencedores do DOCTV CPLP.