``A Origem do Mundo``: reescrever a história da sexualidade feminina através da banda desenhada
Acaba de ser publicada a versão em língua portuguesa da novela gráfica “Fruit of Knowdledge – The Vulva vs The Patriarchy” da desenhadora e ilustradora sueca Liv Strömquist.
Apesar de não se tratar de uma obra de ficção mas sim de uma “história da sexualidade feminina” revista criticamente pelo olhar da autora, o livro tem sido um sucesso e atraído um público muito mais vasto do que aquele que habitualmente consome banda desenhada.
Formada em ciência política, Liv Strömquist interessou-se, desde muito cedo pela banda desenhada. Começou por publicar um fanzine mas rapidamente se lançou na produção das suas próprias histórias. Embora “Fruit of Knowdledge – The Vulva vs The Patriarchy” seja o primeiro a ser editado em língua inglesa, a autora sueca já viu vários dos seus livros serem publicados internacionalmente.
Intitulada “A Origem do Mundo – Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado”, a versão em língua portuguesa foi editada pela brasileira Companhia das Letras (através da Quadrinhos na Cia).
Para saber mais sobre o livro e a autora pode ler aqui e aqui.