``A Cultural History of the Emotions``: um estudo monumental sobre a história das emoções
As emoções tornaram-se alvo de um interesse crescente, em anos recentes, por parte de múltiplas áreas disciplinares. “A Cultural History of the Emotions“, um monumental estudo em seis volumes, agora editado, vem juntar-se à numerosa literatura que tem sido produzida mas a sua ambição – a de retratar a genealogia histórica e cultural das emoções desde a Antiguidade à Era Contemporânea – confere-lhe um lugar à parte.
Um dos aspectos que torna fascinante a sua leitura é o facto de cada volume assumir uma olhar interdisciplinar o que permite compreender como, em cada época histórica, as emoções foram intrepretadas e representadas. Fica assim claro como da perspectiva científica à religião e à espiritualidade passando pela literatura ou as artes visuais, as emoções foram sendo compreendidas ao longo dos vários periodos da história da Humanidade.
Ao longo dos seus seis volumes, fica também claro não apenas como foi variando, ao longo dos séculos, a relevância social e cultural de determinadas emoções (em detrimento de outras) mas também como as próprias emoções moldaram e influenciaram uma variedade de acontecimentos históricos.
Publicada pela editora Bloomsbury Academic, a coordenação da “A Cultural History of the Emotions” coube a Susan Broomhall Jane Davidson e Andrew Lynch.
(Imagem de topo da página: fotografia de Saunak Shah/Pursuit of Portraits)