A arte de Ng'endo Mukii em destaque no MFF 2017
Nascida no Quénia, Ng’endo Mukii formou-se na Rhode Island School of Design (EUA) e tem também um Mestrado em Artes de Animação pelo Royal College of Art do Reino Unido. Foi aluna da Berlinale Talents (2014/15), oradora principal na conferência Design Indaba (África do Sul) em 2015 e participou na Residência Artística Grafikens Hus (2015).
Os seus filmes ganharam vários prémios incluindo o Silver Hugo por Melhor Curta-Metragem de Animação no Chicago International Film Festival e Melhor Curta-Metragem no Africa Magic Viewer’ s Choice Awards. Entre os mais premiados destacam-se “Yellow Fever” e o mais recente”This Migrant Business”.
“This Migrant Business” filme de Ng’endo Mukii
A apresentação que irá fazer na conferência “Estilos de Vida Digital – Cultura e Tecnologia no século XXI”, incluída no programa do MFF 2017, intitula-se “Os Ideias de Beleza e a Representação do Outro”.
Nesta apresentação, Ng’endo Mukii irá reflectir sobre os ideiais de beleza existentes na sua relação com as diferentes tonalidades de pele. Esta reflexão implica discutir as representações históricas do “Outro” e as diferentes políticas raciais que lhe estão subjacentes.
Veremos como estas representações do “Outro” afectaram a percepção deste sobre si mesmo(a) e como será possível recuperar e recriar uma visão ajustada à realidade deste “Outro”.
Esta reflexão insere-se numa linha de questionamento que tem o orientado o seu trabalho através do qual procura explorar as questões da identidade e a forma como os modos de socialização afectam a maneira como as pessoas se relacionam entre si.
A intervenção de Ng’endo Mukii irá ter lugar no dia 16 de Novembro, às 11h, durante a sessão da manhã da conferência (que irá ocorrer na Fundação Fernando Leite Couto).