A actualidade do livro ``1984`` de George Orwell quando se celebram os 70 anos da sua publicação
Este ano celebram-se os 70 anos da publicação do livro “1984” do escritor britânico George Orwell, um dos romances distópicos mais emblemáticos do século XX – juntamente com o “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley – e a sua actualidade, sobretudo na actual era da “pós-verdade”, das redes sociais e da vigilância ubíqua permitida pelas novas tecnologias torna-o numa das obras mais proféticas da contemporaneidade.
George Orwell
Escrito em 1948 e publicado no ano seguinte, o livro conheceu sucessivos “picos” de vendas, o mais recente foi, não por acaso, após a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA, quando atingiu o top de vendas na Amazon.
Se durante os anos que se seguiram à sua publicação o livro foi muitas vezes entendido como uma referência directa aos regimes totalitários que emergiram no período pós- Segunda Guerra Mundial e conduziram à fase da chamada “Guerra Fria”, é hoje claro que a visão profética de George Orwell possuia uma dimensão muito mais ampla. E é essa dimensão que explica o facto de, para quem apenas tomou conhecimento dele agora, consiga ver na história de “1984” tantas semelhanças com a actualidade (ver, por exemplo, aqui e aqui).
Para quem quer aprofundar o seu conhecimento sobre o escritor recomenda-se a leitura do recente “The Ministry of Truth: The Biography of George Orwell’s 1984”.