O primeiro convite à apresentação de propostas de Pesquisa do MFF já foi encerrado.

Num mundo globalizado, marcado por transformações aceleradas e confrontado com múltiplos desafios, é fundamental desenvolver uma investigação aprofundada em múltiplas frentes, que contribua para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a formulação de propostas inovadoras que respondam às grandes questões contemporâneas. Esta investigação é realizada através de seminários e workshops – seguindo uma definição anual das principais áreas de investigação – que reúnem não só académicos e pensadores moçambicanos, mas também participantes internacionais.

Edital da pesquisa

1ª edição 2024

O Maputo Fast Forward (MFF) está a criar um centro de conhecimentos interdisciplinares. O MFF sempre definiu se, como uma plataforma multidisciplinar que visa desenvolver a criatividade e a inovação em diferentes domínios, encorajar a colaboração entre estes vários domínios, produzir conhecimento em diferentes formatos e aumentar as redes e parcerias internacionais com actores não só de outros países africanos, mas também de outros continentes.

A produção de conhecimentos próprios, a partir de experiências endógenas africanas, permitirá que moçambicanos e africanos falam sobre si, sem que, nada de teórico e ou metodológico lhes seja imposto do exterior. É proporcionando espaços de reflexão e de construção de pensamentos e ferramentas sobre saberes, científico e populares, que este edital busca criar bases para apoiar na produção de Conhecimentos e ou Saberes. 

A Academia Maputo Fast Forward está dividida em dois ramos interligados: Pesquisas e Residências. A Academia MFF, torna público o presente EDITAL DE PESQUISA e convida os pesquisadores (cientistas e/ou artistas e ou tecnólogos) vinculados ou não as Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa, públicas ou privadas, de forma individual ou colectiva, localizados no território nacional, a apresentarem propostas de pesquisas nos termos aqui estabelecidos. 

 

Tema

O presente EDITAL DE PESQUISA vai apoiar a execução de projetos de pesquisa nas seguintes temáticas:

  • Desastres Naturais e Meio Ambiente; 
  • Economia local e (Des)envolvimento local;
  • Conflitos Sociais;
  • Cultura;
  • Arte; e
  • Inovação Tecnológica

As pesquisas quando desenvolvidas, amparados por este fomento, devem buscar dialogar permanentemente com o Tema da Bienal Maputo Fast Forward – MFF, 2024.
O tema da Bienal MFF 2024 é PASSWORLD que se inspira no conceito criativo “PONTES PARA O FUTURO”. Esta abordagem temática centra-se na imperatividade de buscar narrativas alternativas e construir pontes, em vez de barreiras, como um acto fundamental para um futuro mais inclusivo e colaborativo, impulsionado pela troca de conhecimentos e experiências.

 

Finalidades / objectivos

➜Contribuir para o aumento do conhecimento técnico-científico e popular;

➜Contribuir para o aumento da produção técnico-científica de pesquisadores, (cientistas e/ou artistas e ou tecnólogos) e outros conhecedores;

➜Estimular a integração e o fortalecimento de grupos de pesquisa do saber científico e popular;

➜Incentivar a consolidação de pesquisadores nacionais; 

➜Estimular a interdisciplinaridade dos projetos de pesquisa; 

➜Estimular o intercâmbio institucional nacional e internacional;

 

Orcamento diponível

Os recursos financeiros disponíveis para cada pesquisa financiada, serão no máximo no valor de 125.000.00.mt por ciclo de atribuição.

 

Resultados esperados

Ao fim dos 6 meses, o/a pesquisador/a (cientistas e/ou artistas e ou tecnólogos) deve produzir um formato de restituição durante o Festival MFF2024, isto é, deverá o resultado de sua pesquisa ser apresentado na Bienal do MFF2024.   

Os resultados da pesquisa por envolver áreas multidisciplinares, cientistas, artistas e tecnólogos, podem ser apresentados de maneiras diversas: desde Artigo Científico Interdisciplinar; Exposição ou Performance Artística; Vídeo Documentário / Vídeo Arte / Colóquios e Simpósios Interdisciplinares, uma sessão na Conferência Internacional do Festival, uma Exposição de Protótipos e Artefactos, Aplicativos ou Ferramentas Interativas, etc.

 

Prazo e valores

➜O prazo de execução dos projetos será de 6 (seis) meses 

➜O Fomento da pesquisa será pago em duas ou três prestações, em função das necessidades da investigação, sendo a última parcela, paga depois de apresentado o resultado da pesquisa no Festival MFF2024.

 

Cronograma 

Actividade

Data

Lançamento do Edital

12 de Fevereiro de 2024

Inscrição dos candidatos ao Fomento de Pesquisa 

Até 01 de Março de 2024

Processo de análise e seleção de Projetos 

 Até 14 de Março de 2024

Divulgação dos resultados preliminares 

15 de Março de 2024

Pedido de reconsideração

16 a 19 de Março de 2024

Divulgação dos resultados finais 

22 de Março de 2024

Desenvolvimento da Pesquisa

Abril a Setembro de 2024

Apresentação de Resultados da Pesquisa

  Outubro de 2024

 

Esclarecimentos ou pedido de reconsideração do resultado

➜O pedido de reconsideração do resultado poderá ser solicitado pelo(a) candidato(a) no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis a contar da data da divulgação do resultado preliminar do processo seletivo.

➜O pedido de reconsideração deve estar devidamente assinado pelo(a) candidato(a) e deve ser dirigido à Comissão do Saberes da Academia. O pedido de reconsideração deve estritamente contrapor o motivo do indeferimento, não incluindo factos novos, que não tenham sido objeto de análise anterior. 

➜O pedido de reconsideração e esclarecimentos deverá ser enviado para o seguinte e-mail: hello@maputofastforward.com

 

Análise e julgamento da proposta 

É de responsabilidade da Academia a criação do júri de Seleção de Candidaturas; 

Caberá a Academia o estabelecimento dos critérios para avaliar as propostas de pesquisa; 

Durante o processo de seleção, os programas deverão levar em consideração os seguintes aspectos: 

  • Atendimento aos requisitos do candidato na data prevista da seleção; 
  • Adequação da documentação apresentada pelo candidato às exigências deste Edital; 
  • A qualificação com comprovação do desempenho académico e potencial científico para o desenvolvimento da pesquisa ou actuação do saber notório será uma vantagem; 
  • Pertinência do plano de pesquisa e sua exequibilidade dentro do cronograma previsto, metodologia e recursos; 

 

Requisitos de candidatura:

Preencher o formulário de candidatura (Link)

Upload:

  • CV da Equipe de Pesquisadores / Grupo de Trabalho
  • Carta de motivação (até 200 palavras)
  • Actividades Previstas (detalhadamente descritas)

Pessoas

Quilian

Sonia

Sara

Arts

Sonia

Virginia