Tecnologia imersiva no centro da maior arena de jogos virtuais do mundo

É um diálogo entre a arquitectura, a tecnologia e o lazer. A cidade de Riyadh, na Arábia Saudita passará a contar com uma instalação inovadora, denominado Qiddiya City Esports Arena que integrará a maior área de telas de vídeo dentre todas as arenas de jogos virtuais do mundo, além de tecnologias imersivas 4D. 

A nova arena busca se tornar a atração central no “primeiro distrito de jogos e esports de uso misto do mundo”. O desenho é feito pela Populous que criou uma identidade arquitetônica distinta para o espaço multifuncional com 5.155 assentos, composto por seis volumes cônicos envolvidos por luzes de neon. O novo distrito, parte da Saudi Vision 2030, tem planos de abrigar quatro locais dedicados aos jogos, com a expectativa de atrair até 10 milhões de visitantes por ano.

Tecnologias imersivas estão integradas por toda a arena, buscando criar mundos de fantasia encantadores para os fãs. Telas grandes, combinadas com assentos hápticos 4D, permitem que os visitantes sintam, percebam e até mesmo cheirem a ação, enquanto sistemas avançados de áudio e vídeo contribuem para a experiência geral e fortalecem a ética de “Play Life” da cidade. Estudos informam o arranjo ótimo dos assentos no auditório principal, enquanto ferramentas de design paramétrico foram utilizadas para definir as localizações das telas. O resultado é um “candelabro digital” posicionado no meio da área de assentos.

Artigo por

Júlio Magalo

Fevereiro 7, 2024

Artigos relacionados

Sistema de realidade virtual leva a urgência climática para casa

Maputo recebe conferência sobre Dados e IA “Data Wave 2024” 

TikTok lança conselho consultivo de segurança pioneiro para a África Subsaariana

2025 proclamado ano internacional da ciência e tecnologia quântica

Maioria dos serviços de assinatura manipulam clientes com “padrões obscuros”

Tecnologia de realidade aumentada para pessoas com deficiência visual

Jovens engenheiras da Tunísia inventam cadeira de rodas inteligente

Lançada iniciativa para limitar detritos espaciais na órbita terrestre