Miami Art Week com as atenções viradas para “África Global”

Durante a Art Basel Miami Beach 2023 e a Miami Art Week 2023, as diásporas africanas serão o centro das atenções, através de um programa intitulado “Art of Transformation: AFRICA GLOBAL” da Ten North Group. 

O programa anual foi concebido para explorar questões da arte contemporânea africana e da diáspora africana e traz artistas de ascendência africana de todo o mundo a Miami numa série de exposições, painéis de discussão, performances e exibições de filmes. 

De 3 a 10 de dezembro, o tema a Arte da Transformação, será explorado por meio de uma série de exposições, painéis de discussão, performances e exibições de filmes na cidade arquitetonicamente distinta de Opa-locka, Flórida.

O festival de artes oferece cinco exposições, incluindo Fragmented Worlds/Coherent Lives, com curadoria de Tumelo Mosaka (África do Sul). Esta mostra explora temas de fragmentação, mobilidade e adaptação, apresentando trabalhos instigantes que ressoam com as complexidades da experiência da Diáspora Africana.Os eventos da programação incluem Landscape Noir, uma conversa sobre como a arte pode ser um catalisador para transformar comunidades anteriormente esquecidas. Além disso, há um Workshop de Performance & Voguing com o artista afro-caribenho Edrimael Delgado Reyes, uma performance de dança afro-cubana da Companhia de Dança IFE-ILE e um evento principal com um painel de discussão liderado pelo curador Tumelo Mosaka, seguido pelo artista Glorimar. Exibição de filme de Marrero Sánchez explorando temas de luto, identidade, colonialismo e gênero.

Artigo por

anaconstantino

Novembro 3, 2023

Artigos relacionados

Festivais com um toque africano aqui e ali

 “Corpos Hiperligados: propostas para o Pós-Antropoceno”: compreende o tema do MFF-Festival 2024

Instalações únicas no festival, artistas moçambicanos em destaque

New Narratives: as exposições imersivas entre a história e a tecnologia

Residência criativa New Kids afina-se para surpreender no MFF 2024

MFF transforma edifício comercial em centro de ideias e criatividade

Quando a arte faz barulho em Landerneau:

Exposição junta 25 artistas que desafiam narrativas dos tempos actuais