Nigéria revela planos para pavilhão da Bienal de Veneza 2024

A Nigéria levantou o véu sobre os planos para o seu pavilhão na 60ª Bienal de Veneza, que acontecerá de 20 de abril a 24 de novembro de 2024. Esta será a segunda vez que o país participa no evento, após a sua inclusão na quinquagésima sétima edição, em 2017.

Com curadoria da historiadora de arte nigeriana-britânica Aindrea Emelife, que é curadora de arte contemporânea e moderna no Museu de Arte da África Ocidental (MOWAA) ainda a ser inaugurado em Benin, a exposição é intitulada “Nigeria Imaginary”. A exposição apresentará obras de oito artistas nigerianos, a residir no país ou nas diásporas, entre eles, Tunji Adeniyi-Jones, Ndidi Dike, Onyeka Igwe, Toyin Ojih Odutola, Abraham Oghobase, Yinka Shonibare, Fatimah Tuggar e Precious Okoyomon, todos de diferentes gerações e em vários estágios de suas carreiras. 

A comissão fez saber que após o encerramento da Bienal, a exposição seguirá para a MOWAA, organizadora oficial do pavilhão, onde será apresentada de forma ampliada em 2025.

Em Veneza, o Pavilhão da Nigéria será apresentado em um Palazzo histórico de grande beleza em Dorsoduro, perto da Gallerie dell’Accademia. O amplo local será aberto para a Bienal pela primeira vez nesta ocasião especial.

Artigo por

edson.mandlate

Agosto 30, 2023

Artigos relacionados

Centro de Cultura e História Iorubá: uma experiência museológica africana 

Artista etíope Fanuel Leul explora afrofuturismo com arte digital

Achille Mbembe laureado com o Prêmio Holberg de 2024

Achille Mbembe laureado com o Prémio Holberg de 2024

Quando o artesanato tunisino e a arte contemporânea se unem numa só palavra: Hirafen

Mélio Tinga, a residência nas Maurícias e uma constatação: “Moçambique é uma ilha” 

Cape Town Art Fair com mais de 100 expositores 

Yara Costa vence Prémio de Mentoria para Respostas Culturais e Artísticas à Crise Ambiental