``The Hausa People``: retrato de uma civilização única
Os Hausa são um povo do Sahel africano ocidental que se encontra principalmente no norte da Nigéria e no sudeste do Níger. Também há populações significativas em áreas do Sudão, Camarões, Gana, Costa do Marfim e Chade, para além de pequenos grupos espalhados pela África ocidental e na rota tradicional do Haje muçulmano, através do Saara e do Sahel.
Muitos haussás mudaram-se para cidades maiores e mais próximas do litoral, como Lagos, Acra, Kumasi e Cotonou, bem como para países como a Líbia, à procura de empregos com salários pagos em espécie. Todavia, a maioria dos haussás continuam a viver em pequenos vilarejos, onde praticam a agricultura e a pecuária.
O livro “The Hausa People” cobre praticamente todos os aspectos da cultura dos Hausas (arquitectura, rituais, gastronomia, literatura, etc.) constituindo-se assim como um repositório inestimável de conhecimentos sobre este povo que, apesar de geograficamente disperso, mantém a sua identidade, inclusivé em termos linguisticos.
A viver actualmente em Londres, Osheyi Adebayo, que estudou na Solent Southampton University, notabilizou-se, recentemente pela criação da identidade visual para o projecto “Painters’ Painters” na Saatchi Gallery, e está neste momento a trabalhar no projecto de um livro sobre o músico nigeriano de afrobeat Lagbaja.