A Associação IVERCA | Turismo, Cultura e Meio Ambiente, vai realizar de 2 a 4 de Novembro, com o alto patrocínio da União Europeia em Moçambique e OTHAMA – Plataforma de Artes e Cultura de Moçambique, a 11ª Edição do Festival Mafalala.
Inspirando-se no enorme legado artístico e cultural deste bairro histórico da cidade de Maputo, o Festival Mafalala decorre em paralelo com a construção do Museu Comunitário da Mafalala (abertura prevista para o 1º trimestre de 2019), sendo uma antevisão da curadoria deste importante equipamento cultural para o bairro e para a capital do país.
Com o intuito de trazer a debate a valorização do património cultural, a redefinição dos espaços urbanos e a construção duma narrativa urbana assente na memória e nas migrações que caracterizaram os 136 anos de elevação de Maputo a categoria de cidade, a sua programação pauta-se por uma série de concertos multidisciplinares de música, poesia e teatro.
Esta programação apresenta-se como uma oportunidade de convergir com outras culturas e um manancial de hábitos e costumes de todo o país. Importa igualmente referir a preocupação em criar bases de intercâmbio e trocas com artistas de outros quadrantes com particular enfoque para os países da região.
O Festival Mafalalala apresenta um programa de música feita localmente por músicos bastante talentosos como: Unsi Mafalala, Banda Khale e Nery Pires. O teatro e a música juntam-se para um espectáculo que também se abre para a dança com a presença dos grupos Tufo da Mafalala e Machaka. Num casamento perfeito entre o tradicional e o moderno.
Este ano o Festival Mafalala abre-se, uma vez mais, ao mundo. Temos o grande prazer de apresentar nos nossos palcos a sensacional actriz sul-africana, Zanele Siko e a poeta Ntsiki Mazwai sensações no circuito da dramaturgia e spoken word, ao nível da África do Sul.
Neste sentido, a Escola Primária Unidade 23 é o palco escolhido para uma actividade virada para as crianças no âmbito do projecto de musicoterapia e as actividades da biblioteca comunitária aí implantada e gerida pela IVERCA.